Sinodalidade é tema de reunião com lideranças da Província de Botucatu em Marília

23/10/2024

Na manhã de ontem, dia 22, ocorreu no Seminário Diocesano de Filosofia e Teologia Rainha dos Apóstolos, em Marília (SP), a reunião com lideranças pastorais da Sub-região Pastoral Botucatu. Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, participou do encontro.

Composta pelas dioceses de Assis, Araçatuba, Bauru, Lins, Marília, Ourinhos e Presidente Prudente, e a Arquidiocese de Botucatu, a Sub-região refletiu no encontro a importância da sinodalidade no momento eclesial vivido.

O coordenador de pastoral da Diocese de Marília, padre Marcos Roberto Cesário da Silva, desenvolveu a reflexão proposta pelo Papa Francisco para a XVI Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, cuja segunda sessão acontece em Roma desde o último dia 2 até o próximo dia 27 de outubro.

Em seguida, os coordenadores de pastoral apresentaram as instâncias diocesanas de “caminhar juntos” existentes na Província Eclesiástica.

Junto ao presidente da Sub-região, Dom Luiz Antonio Cipolini, bispo diocesano de Marília, e aos bispos da Província, o padre Reginaldo Marcolino, administrador diocesano de Lins, também participou da reunião.

O Jubileu 2025 também foi refletido e os participantes receberam um exemplar da Bula de proclamação do Ano Santo, “Spes non confundit” (A esperança não confunde).

Encontro ocorreu em Marília (Assessoria Marília / Cedida)

Comemorações

A agenda da reunião avaliou os encontros do ano e programou os encontros para 2025. Ao final, os bispos e os participantes rezaram em ação de graças pelos aniversários natalícios dos bispos eméritos de Assis e Marília, a saber, Dom Antônio de Sousa, CSS, e Dom Osvaldo Giuntini, celebrados, respectivamente, em 21 e 24 de outubro.

O aniversário de ordenação presbiteral de Dom Rubens Sevilha, OCD, bispo diocesano de Bauru, que ocorreu no último dia 19, também foi lembrado na reunião.

Fotos e informações: Assessoria Diocese de Marília