Setembro: Veja dicas para celebrar o Mês da Bíblia em casa e com a comunidade

Pastoral da Comunicação

02/09/2024

Estamos em setembro, e no Brasil já é uma tradição que este mês seja lembrado como o “Mês da Bíblia”. Setembro foi escolhido pelos bispos do Brasil em razão da festa de São Jerônimo, celebrada no dia 30.

São Jerônimo, que viveu entre 340 e 420, foi o secretário do Papa Dâmaso e por ele encarregado de revisar a tradução latina da Sagrada Escritura. Essa versão latina feita por esse santo recebeu o nome de Vulgata, que, em latim, significa “popular” e o seu trabalho é referência nas traduções da Bíblia até os nossos dias.

São Jerônimo ficou encarregado de revisar a tradução latina da Sagrada Escritura (ACI Digital / Reprodução)

Ao celebrar o Mês da Bíblia, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus, a amá-la cada vez mais e a fazer dela, a cada dia, uma leitura meditada e rezada. É essencial ao discípulo missionário o contato com a Palavra de Deus para ficar solidamente firmado em Cristo e poder testemunhá-Lo no mundo presente, tão necessitado de Sua presença.

Neste mês, a Igreja nos convida a conhecer mais a fundo a Palavra de Deus (Pascom Diocesana / Arquivo)

“Desconhecer a Escritura é desconhecer Jesus Cristo e renunciar a anunciá-lo. Se queremos ser discípulos e missionários de Jesus Cristo  é indispensável o conhecimento profundo e vivencial da Palavra de Deus. É preciso fundamentar nosso compromisso missionário e toda a nossa vida cristã na rocha da Palavra de Deus” (DA 247).

A Bíblia contém tudo aquilo que Deus quis nos comunicar em relação à nossa salvação. Jesus é o centro e o coração da Sagrada Escritura. Em Jesus se cumprem todas as promessas feitas no Antigo Testamento para o povo de Deus.

Ao lê-la, não devemos nos esquecer de que Cristo é o ápice da revelação de Deus. Ele é a Palavra viva de Deus. Todas as palavras da Sagrada Escritura têm seu sentido definitivo n’Ele, porque é no mistério de Sua Morte  e Ressurreição que o plano de Deus Pai para a nossa salvação se cumpre plenamente.

O que fazer para que o mês da Bíblia seja uma experiência bonita e cheia de frutos? Bom, podemos oferecer algumas pequenas dicas que podem ajudar a começar um processo de encanto com a Palavra:

Para o crescimento pessoal

  • Como em uma boa amizade, é preciso aproximar-se da Sagrada Escritura. Perguntar, conhecer, interessar-se, gastar tempo com os textos e dialogar com eles;
  • Habituar-se ao manuseio e à leitura da Bíblia;
  • Um bom amigo também é aquele que “faz nada” junto com a gente. Então, o silêncio diante da Palavra é necessário. Não aquele para pensar no que vou cozinhar ou para dar um cochilo, mas o que representa saborear a palavra, como sentir o gosto de um chocolate da boca depois de comer;
  • Separe um espaço da sua casa para ser seu “cantinho da oração” (uma cômoda, um espaço na prateleira). Não precisa de muito! Coloque alguns objetos sagrados que o levam a Deus, para que, toda vez que você chegar ali, seu coração saiba que é hora de rezar com a Palavra;
  • Uma boa música ajuda, de preferência instrumental. E que ela não seja a notificação do WhatsApp! Vale a pena conhecer e usar o “modo avião”!
  • Leia o texto de 1 Tessalonicenses todo! Se terminá-lo, um bom caminho para escolher as passagens é seguir a liturgia diária.

Em comunidade

  • Procure participar das missas ou de uma Celebração da Palavra, bem preparada, cheia de encanto, pois nela é proclamada a Palavra de Deus;
  • Fale com o padre da sua comunidade, para convidar um bom palestrante para estudar um livro da Bíblia. E ajude-o a motivar a paróquia para participar;
  • Leia o texto em comunidade e ore com seus irmãos de caminho. Quando estamos juntos, Deus está no meio de nós e fala conosco;
  • Durante as celebrações pode-se realizar a “procissão da Bíblia” no mês de setembro;
  • Catequistas pensar em momentos diferentes, divertidos e frutuosos para envolver a temática deste mês dentro dos encontros de catequese.

Subsídio

Com o intuito de fomentar ainda mais a espiritualidade neste mês, a Diocese disponibiliza um arquivo em PDF com o Encontro: ‘A Palavra de Deus na Vida e na Missão da Igreja.’ Reúna sua família, amigos e comunidade para celebrar este momento. O arquivo contém leituras, animações, orações, reflexões e um gesto concreto. Baixe agora mesmo clicando aqui.

Fonte: Blog Ave Maria e Canção Nova.

Deixe seu comentário!

Onda Viva