Saiba mais sobre o trabalho desenvolvido pelo Conselho Missionário Diocesano

19/07/2024

O Conselho Missionário Diocesano (Comidi) desempenha um papel vital na promoção e coordenação das atividades missionárias em nossa diocese. Como um organismo de animação e cooperação missionária, o Comidi trabalha incansavelmente para fomentar o espírito missionário entre as paróquias e comunidades, incentivando todos os fiéis a viverem plenamente o mandato de Jesus Cristo de evangelizar.

Encontro de formação diocesana promovido em 6 de abril de 2024 (Ana Buim / Cedida)

Por meio de animação, formações, eventos e projetos missionários, o Comidi busca fortalecer a fé e a solidariedade, levando a mensagem do Evangelho a todos os cantos de nossa diocese e além. Os principais objetivos são:

• Ajudar na implantação de estruturas e organismos missionários da diocese;
  • Manter vínculos e cooperar com os organismos missionários em nível diocesano, regional e nacional;
  • Trabalhar em sintonia e colaboração com pastorais, inserindo a dimensão missionária da Pastoral Orgânica da diocese;
  • Propagar e incentivar a reflexão sobre a missiologia e a evangelização;
  • Proporcionar ocasiões de formação missionária;
  • Favorecer o desenvolvimento da espiritualidade missionária e educar para universalidade;
  • Desenvolver ações em conjunto com as instituições e organismos missionários diocesano;
  • Criar e alimentar projetos missionários além fronteiras ad gentes cooperando com a missão universal.

“Se a Igreja é missionária por natureza, o Comidi é o organismo que, na interface com demais serviços e pastorais, atua na dimensão apostólica missionária e evangelizadora. Assim, entende-se que Comidi e Comipa são conselhos de suma importância na formação, animação e fortalecimento da vocação missionária da Igreja”, destaca a coordenadora diocesana do Comidi, Ana Virginia Martins Buim.

Como diz o Papa Francisco :”Ser missionário, ser apostólico é uma dimensão vital para a Igreja“. Desta forma, o Comidi torna-se um instrumento para promover a consciência missionária em todas as pastorais, movimentos e organismos missionários da diocese.

Atuação

Na Diocese de Presidente Prudente, o grupo atua incentivando, apoiando e contribuindo na formação dos Comipas (Conselhos Missionários Paroquiais), promovendo encontros formativos para leigos, consagrados e agentes dos conselhos e organismos missionários. Além disso, incentiva e apoia a implantação da Infância e Adolescência Missionária (IAM).

Reunião do Comidi em Santo Anastácio em preparação para a Semana Missionária Diocesana (Ana Buim / Cedida)

Também é função desse conselho coordenar e animar a Campanha Missionária na diocese e participar dos eventos promovidos pelo Conselho Missionário Regional Sul I (Comire) e dos Congressos Missionários Nacionais.

Diocese representada no 41º Encontro Estadual Missionário na cidade de São Carlos (Ana Buim / Cedida)

Ao todo, a coordenação diocesana conta com sete agentes e é estruturada da seguinte forma:

• Coordenador;
  • Secretário;
  • Tesoureiro;
  • Assessor teológico;
  • Representante da Infância e Adolescência Missionária;
  • Representante das congregações missionárias.

Três paróquias contam com o Comipa instalado, que é constituído pelo pároco, coordenador, secretário e representantes de organismos missionários locais (Infância e Adolescência Missionária e Juventude Missionária). A proposta do Comidi é de articular a constituição de novos Comipas.

Em nível nacional, o grupo é estruturado da seguinte forma:

• Comissão Episcopal para  a Ação Missionária e Cooperação intereclesial;
  • COMINA- Conselho Missionário Nacional;
  • COMIRE-Conselho Missionário Regional;
  • COMIDI-Conselho Missionário Diocesano;
  • COMIPA-Conselho Missionário Paroquial;
  • COMISE-Conselho Missionário do Seminário;
  • GAM-Grupo de Animação Missionária .

Serviço

Para fazer parte do Comidi é preciso estar atuando em um Conselho Missionário Paroquial ou em outro organismos missionário como o IAM, Juventude Missionária ou organizações e congregações missionárias.

Procure a coordenação para participar das reuniões ordinárias e se integrar ao grupo e conhecer os projetos em desenvolvimento. A coordenação orienta que o voluntário precisa ter espírito missionário e disponibilidade para servir.

Fonte: Cartilha CNBB Regional SUL.