Jubileu 2025: Representantes dos Santuários Diocesanos participam de reunião para organização

04/09/2024

Na noite desta segunda-feira, 2 de setembro, padres e leigos representantes dos Santuários Diocesanos, Catedral e paróquias escolhidas se reuniram para discutir as atividades em vista do Jubileu 2025, com enfoque na organização e orientações. O evento foi no auditório da Cúria Diocesana, em Presidente Prudente (SP).

A ocasião será especial pois celebraremos os 2025 anos do nascimento de Cristo, 65 anos de criação da Diocese de Presidente Prudente e o centenário das paróquias Santo Anastácio e Catedral São Sebastião.

A ideia é que a Catedral São Sebastião (Pres. Prudente), os Santuários Diocesanos Nossa Senhora Aparecida (Vila Marcondes – Pres. Prudente), Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Jardim Maracanã – Pres. Prudente), Santo Expedito (Santo Expedito) e mais três paróquias escolhidas pelo bispo diocesano em cada uma das regiões pastorais, Paróquia São João Batista (2ª Região – Pirapozinho), Paróquia Santo Anastácio (3ª Região – Santo Anastácio) e Paróquia Nossa Senhora Aparecida (4ª Região – Teodoro Sampaio), estejam habilitadas para a obtenção de indulgência plenária durante o período do Jubileu.

Na ocasião, os presentes foram motivados pela coordenação diocesana de pastoral, representada pelo padre Éverton Aparecido da Silva, a se prepararem e seguirem os trâmites necessários para que possam celebrar bem o Jubileu 2025. Para isso, será necessária se preparar para acolher os peregrinos nesses locais, promover celebrações penitenciais, divulgar horários de confissão, disponibilizar um livro de registro de peregrinos, implantar uma placa informativa na entrada da Igreja, dentre outras demandas.

Em outro momento, o padre Edcarlos Amorim Moreira, representante dos presbíteros, tratou o tema “A identidade do Santuário como lugar de acolhida e evangelização sob a ótica da esperança”. Houve ainda um espaço para esclarecer as dúvidas. Os presentes saíram motivados para fazer do Jubileu uma verdadeira oportunidade pastoral de trabalhar a acolhida, missão e sinodalidade e esperança.

Reunião ocorreu no auditório da Cúria Diocesana (João Celso / Cedida)

A abertura solene do Jubileu na Diocese ocorrerá no dia 29 de dezembro de 2024, domingo, com uma Peregrinação saindo do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida (Vila Marcondes) em direção a Catedral São Sebastião.