Jubileu 2025: Diocese contará com 7 igrejas para peregrinações e obtenção de indulgência

17/09/2024

Em 2025, a Diocese de Presidente Prudente celebrará diversas ocasiões especiais: 65 anos de criação, 2025 anos do nascimento de Cristo e o centenário das duas igrejas mais antigas da região, paróquias Santo Anastácio e Catedral São Sebastião.

Em reunião realizada no dia 2 de setembro, padres e leigos representantes dos Santuários Diocesanos, Catedral e paróquias escolhidas se reuniram para discutir as atividades jubilares para o ano que vem, com enfoque na organização e orientações.

Reunião foi realizada na Cúria Diocesana no dia 2 de setembro (Comunicação / Arquivo)

Conforme dispôs o Papa Francisco na bula de proclamação do Jubileu, Spes non confundit, além das quatro basílicas maiores romanas (São Pedro, São Paulo, Santa Maria Maior e São João do Latrão), nas quais serão abertas as portas santas jubilares, outras igrejas em todo mundo, especialmente as catedrais, basílicas menores, santuários e demais templos designados pelos bispos diocesanos, serão destino de peregrinação dos fiéis, por meio da qual poderão obter indulgências no período de 29 de dezembro de 2024 a 28 de dezembro de 2025.

A indulgência plenária é a remissão, diante de Deus, da pena temporal devida aos pecados já perdoados quanto à culpa que o fiel, devidamente disposto e em certas e determinadas condições (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Papa e peregrinações), alcança por meio da Igreja.

Na Diocese de Presidente Prudente, haverá sete igrejas de peregrinação jubilar, localizadas nas quatro regiões pastorais:

1- Catedral São Sebastião (Pres. Prudente);

2- Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida (Vila Marcondes – Pres. Prudente);

3- Santuário Diocesano Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face (Jd. Maracanã – Pres. Prudente);

4- Santuário Diocesano Santo Expedito (Santo Expedito);

5- Paróquia São João Batista (2ª Região – Pirapozinho);

6- Paróquia Santo Anastácio (3ª Região – Santo Anastácio);

7- Paróquia Nossa Senhora Aparecida (4ª Região – Teodoro Sampaio);

Na reunião, os presentes foram motivados pela coordenação diocesana de pastoral, representada pelo padre Éverton Aparecido da Silva, a se prepararem e seguirem os trâmites necessários para que possam celebrar bem o Jubileu 2025. Para isso, será necessária uma preparação para acolher os peregrinos nesses locais, promover celebrações penitenciais, divulgar horários de confissão, disponibilizar um livro de registro de peregrinos, implantar uma placa informativa na entrada da Igreja, dentre outras demandas.

Em breve, serão publicadas orientações práticas para a celebração do Jubileu na Diocese e a organização das peregrinações às igrejas jubilares.

Peregrinos de Esperança

O jubileu é o nome dado a um ano particular de celebração de uma ocasião especial, como o nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo, celebrado ordinariamente a cada 25 anos. O tema escolhido pelo Papa Francisco para o Jubileu de 2025 é “Peregrinos de Esperança”. A peregrinação a igrejas jubilares é um dos principais sinais do Ano Santo.

A palavra “peregrinar” tem origem na expressão latina para ager, que significa “através dos campos”, ou para eger, que significa “travessia de fronteira”. Ambas as raízes lembram o aspecto distinto de embarcar em uma jornada. A peregrinação é uma experiência de conversão, de mudar a vida para direcioná-la para a santidade de Deus.

Como afirmou o Santo Padre, na bula pontifícia do próximo Jubileu, as igrejas jubilares poderão ser “oásis de espiritualidade nos quais será possível restaurar o caminho da fé e matar a sede nas fontes da esperança, a começar pelo sacramento da Reconciliação, ponto de partida insubstituível de um verdadeiro caminho de conversão”.

Serviço

A abertura solene do Jubileu na Diocese ocorrerá no dia 29 de dezembro de 2024, domingo, com uma Peregrinação saindo do Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida (Vila Marcondes) em direção a Catedral São Sebastião.

*Com informações da Arquidiocese de São Paulo.