I Congresso Diocesano das Novas Comunidades fortalece a fé e a unidade na Diocese

22/07/2024

O Salão Rainha da Paz da Paróquia São Judas Tadeu, em Presidente Prudente (SP), foi palco, no dia 20 de julho (sábado), do I Congresso Diocesano das Novas Comunidades da Diocese de Presidente Prudente. O evento, cujo tema foi “Exalar o perfume do Senhor” (Jo 12, 3), reuniu membros de quatro comunidades, líderes religiosos e autoridades eclesiásticas, destacando-se pela programação com palestras, momentos de oração e vivência.

Congresso ocorreu no salão da Paróquia São Judas Tadeu (Novas Comunidades / Cedida)

Com a presença inspiradora dos fundadores de comunidades, Lucimar Maziero (articuladora do Regional Sul 1, do Charis), e Italo Fasanella (coordenador da comissão para as Novas Comunidades do Serviço Brasileiro de Comunhão – Charis), o congresso reforçou a missão das novas comunidades na evangelização e no fortalecimento espiritual dos fiéis.

“Esse Congresso é um marco histórico para nossa diocese”, afirmou o padre Éverton Aparecido da Silva, coordenador diocesano de pastoral. Ele destacou que as comunidades devem caminhar sempre com a Igreja e citou a Carta Pastoral escrita pelo bispo diocesano, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, no começo deste ano, que pede foco na acolhida, missionariedade e sinodalidade.

Lucimar Maziero falou sobre a essência das comunidades expressa no tripé “espiritualidade, fraternidade e apostolado”, além de abordar os desafios das novas comunidades hoje: “a busca por unidade entre as comunidades, o reconhecimento diocesano e o discernimento quanto à autenticidade do carisma”.

Por sua vez, Italo Fasanella trouxe dados sobre as novas comunidades no Brasil e enfatizou que as elas precisam ser geradoras de santos, pois “o carisma é um caminho de salvação que Deus nos deu”.

O evento também contou com a presença do padre Carlos Eduardo Biral, chanceler do bispado, e do padre Rafael Andreatta, diretor espiritual da Comunidade Obra de Amor, que ressaltou a importância das comunidades buscarem o apoio e a direção espiritual de um sacerdote para serem assistidas nos acompanhamentos e sacramentos. Uma Santa Missa, presidida pelo vigário geral, padre Tiago da Silva Carvalho, marcou o encerramento do congresso.

Evento contou com palestras, momentos de oração e vivência (Novas Comunidades / Cedida)