Fajopa promove curso on-line voltado a Ministros Extraordinários da Sagrada Comunhão

20/06/2024

O Departamento de Teologia da Faculdade João Paulo II (Fajopa) abriu as inscrições para o curso de extensão on-line voltado a ministros extraordinários da distribuição da comunhão eucarística. A formação ocorrerá nos meses de agosto a novembro de 2024, de 15 em 15 dias, às terças-feiras. O tema é: “O ministério de levar o Cristo Eucarístico aos irmãos e irmãs”.

“Muitos são os leigos e leigas que atuam neste ministério específico nas comunidades paroquiais, sendo assim, é de suma importância receberem adequada formação teológica. Tal formação visa atender o grande objetivo de uma eficaz ação pastoral, de modo especial, na distribuição da Sagrada Eucaristia nas celebrações eucarísticas, bem como aos enfermos”, destaca a coordenação.

Ao todo, serão oito encontros com os seguintes assuntos a serem trabalhados:

• Tema 1: O Ministro Extraordinário da Distribuição da Comunhão Eucarística e sua vocação.
    13 de agosto de 2024, às 19h30;
  • Tema 2: “Os ministérios na tradição bíblica e eclesial”
    27 de agosto de 2024, às 19h30;
  • Tema 3: “Os ministérios na vida e missão da Igreja”
    10 de setembro de 2024, às 19h30;
  • Tema 4: “A Missa: ritos iniciais e Liturgia da Palavra”
    24 de setembro de 2024, às 19h30;
  • Tema 5: “A Missa: Liturgia Eucarística e ritos finais”
    1º de outubro de 2024, às 19h30;
  • Tema 6: “Tempo e Espaço litúrgicos”
    15 de outubro de 2024, às 19h30;
  • Tema 7: “Nova edição do Missa Romano: mudanças e adaptações”
    29 de outubro de 2024, às 19h30;
  • Tema 8: “O Ministro Extraordinário da Comunhão Eucarística: a serviço do altar e da caridade”
    5 de novembro, às 19h30.

Serviço

O curso é on-line, com carga horária de 20h e aberto a todos os ministros extraordinários. O investimento é de R$50,00 (taxa única) e contará com emissão de certificado. Clique para fazer sua inscrição através da plataforma Hotmart.

A Fajopa iniciou suas atividades no ano de 2003, após ter sido credenciada pela Portaria MEC 3.623, de 4 de dezembro de 2003. Atualmente, a instituição recebe seminaristas para formação e conta com o apoio das Entidade Mantenedoras que são formadas pelas dioceses de Araçatuba, Assis, Bauru, Lins, Marília e Presidente Prudente, além da Arquidiocese de Botucatu. Os cursos de Teologia e Filosofia também são abertos aos leigos e reconhecidos pelo MEC (Ministério da Educação).