Documentário “Estrela da Manhã” vence 54ª edição dos Prêmios de Comunicação da CNBB

24/11/2022

O prêmio é nosso! O longa-metragem “Estrela da Manhã”, que conta a história da vida e obra de Monsenhor Nakamura, é o grande vencedor da 54ª edição dos Prêmios de Comunicação concedido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) na categoria Margarida de Prata.

A cerimônia de premiação foi na TV Evangelizar em Curitiba (PR) e a transmissão do evento ocorreu na última quarta-feira (23/11), por um pool de nove emissoras televisivas em rede nacional.

O material foi produzido pela Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, fruto de um TCC de Jornalismo defendido em 2021, de autoria de João Lucas Martins, Letícia Petile, Marco Vinicius Ropelli, Victória Domingos e Vinícius Coimbra, sob a orientação da Prof.ª Dra. e jornalista Thaisa Bacco.

Monsenhor Nakamura é o primeiro missionário católico japonês no Brasil. Morou em Álvares Machado de 1928 até sua morte em 1940. Pode se tornar o primeiro japonês não mártir canonizado pela Igreja Católica. A ele, são atribuídos diferentes milagres e graças recebidas por devotos.

Monsenhor Domingos Chohachi Nakamura passou boa parte da vida em Álvares Machado (Documentário Estrela da Manhã / Reprodução)

O documentário Estrela da Manhã traz entrevistas com 21 fontes. Dentre eles, Dom Ettore Capra, postulador da causa de beatificação do monsenhor Nakamura no Vaticano, na Itália, e o padre João Batista Aoki, estudioso da história do missionário, que mora em Tóquio, no Japão. Ao todo, foram 19 horas gravadas, que resultou num filme de 2 horas de duração. O filme, de quase 6 mil visualizações, pode ser assistido na íntegra abaixo.

Canal do Youtube / TV Escola Unoeste

A Diocese de Presidente Prudente parabeniza todos os envolvidos pela dedicação e por esta conquista. Deus os abençoe!