Pastoral de Música Sacra lança documentos para auxiliar grupos de música da Diocese

28/08/2024

Com a necessidade de promover formações aos músicos atuantes nas paróquias de toda a Diocese e também oferecer auxílio e suporte para melhorar a música nas liturgias, a Pastoral Diocesana de Música Sacra vem atuando e lançando documentos importantes para o serviço pastoral.

“Grandes são os desafios, sejam eles devido ao desconhecimento dos documentos que norteiam a liturgia da Igreja, à falta de acesso aos materiais e repertório litúrgicos adequados, ou, ainda, à escassez de pessoas com conhecimento musical que possam facilitar e/ou viabilizar o trabalho pastoral na liturgia, destaca Luciana Carolina Fernandes de Faria, 35, uma das coordenadoras da Pastoral de Música Sacra, professora de música, pianista e regente de coral.

Com o Concílio Vaticano II (1962-1965), a Santa Igreja propôs, dentre outras questões, uma reforma litúrgica das Celebrações Eucarísticas, e desde então a aplicação prática das instruções presentes na Constituição do Sacrosanctum Concilium, está em andamento. Os livros litúrgicos foram renovados, mas ainda hoje se faz necessário a mudança da mentalidade dos agentes atuantes na liturgia.

Há um empenho da Igreja, por meio da Conferência Episcopal de cada país, em promover a formação adequada a todos, sejam ministros ordenados, cantores e todos aqueles que participam da liturgia. Segundo a pastoral, este processo requer tempo, estudo, boa recepção, obediência, sabedoria e paciência não só por parte dos bispos e padres, mas também de toda a comunidade dos fiéis.

Auxílio aos músicos

Com o intuito de facilitar o acesso dos músicos às orientações do Missal Romano sobre as músicas e sugerir canções litúrgicas devidamente aprovadas pela CNBB, a Pastoral Diocesana de Música Sacra produziu e disponibilizou documentos em PDF com orientações e sugestões.

Com ele, o músico tem em mãos as Instruções Gerais sobre o Missal Romano específicas para cada Tempo Litúrgico e orientações sobre a escolha adequada das músicas, seja do Ordinário (Partes Fixas da missa) ou do Próprio (Partes da missa que mudam de acordo com o tempo litúrgico). Já foram produzidos documentos sobre o Tempo Comum (Ano B), Tempo do Advento, do Natal, da Quaresma, Semana Santa e da Páscoa. Clique aqui e acesse o drive com os documentos.

O processo de produção deste material contou com um tempo de pesquisa e estudo dos documentos litúrgicos (Instruções Gerais sobre o Missal Romano, Sacrosanctum Concilium, Instruções da Sagrada Congregação dos Ritos, Gradual Romano e Gradual Simples, algumas Cartas Apostólicas, entre outros documentos da Igreja), e também pesquisa de repertórios litúrgico de referência. Também foi incluído o caderno de cantos da CNBB e o repertório disponível gratuitamente pela São Paulo Schola Cantorum. Ainda, foi recordado o material do Hinário Litúrgico da Arquidiocese de Campinas, organizado pelo professor Dr. Clayton Dias.

Após toda pesquisa, o grupo levou alguns dias para produzir o design do documento, com um resumo das normas do tempo litúrgico em questão e os links do repertório a ser acessado pelos músicos, com partituras e áudios. Tal repertório serve de sugestão para a escolha das músicas das celebrações dominicais. Ainda que não seja possível aos ministérios executar especificamente tal repertório, essas sugestões servem de referência para a escolha de cantos mais conhecidos da comunidade que contemplem o mesmo sentido litúrgico e textual.

A Pastoral

Atualmente, o grupo conta com quatro coordenadores e com a assessoria do padre Paulo César da Costa. A Pastoral de Música Sacra é nova e está em fase de estruturação. Em 2023, foi promovido o primeiro curso de formação sobre música litúrgica e apresentação da nova edição do Missal Romano. Na ocasião, participaram músicos de diferentes regiões pastorais.

Membros da coordenação juntamente com o padre assessor (Pastoral / Cedida)

A partir deste encontro, a pastoral tem buscado acompanhar e dar suporte ao trabalho dos músicos em suas paróquias. Em março de 2024, estiveram presentes na formação de músicos da Paróquia São João Batista, em Pirapozinho (SP), ministrando palestra sobre Música Sacra e Música Litúrgica.

“Estamos vivenciando um momento de resgate e redescobrimento do significado profundo da Liturgia Eucarística; momento em que o estudo, a dedicação e o zelo no trabalho pastoral nas nossas celebrações são tão necessários. Para isso, nossa pastoral tem se mobilizado para organizar mais ações formativas, encontro e visitas nas quatro regiões da Diocese”, afirma Luciana.

Alguns dos objetivos do grupo com essas ações são:

• Agregar mais pessoas à pastoral;
  • Dar apoio e fortalecer a prática dos músicos nas paróquias;
  • Facilitar o acesso aos documentos normativos que organizam a liturgia da nossa Igreja e ao vasto repertório litúrgico e adequado às nossas celebrações.
1º Encontro de formação ocorreu em 2023 (Pastoral / Cedida)

Importância da música

Com a chegada da nova edição do Missal Romano, todos os músicos são convidados a redescobrir o significado profundo da Liturgia nas celebrações.

“Tocar na missa não é uma missão simples. Exige de nós estudo, pesquisa, ensaios, dedicação, zelo com a Igreja e amor em tudo que fazemos. Em primeiro lugar, a música na missa tem por finalidade a glória de Deus e a edificação dos fiéis, por isso, precisa ser orante e auxiliar o povo de Deus à oração, ao recolhimento e à plena contemplação ao mistério do sacrifício de Cristo. Para isso, nossa Santa Igreja dá orientações claras sobre os tipos de música que melhor favorecem a participação na celebração eucarística, e como essa música deve ser executada pelos músicos. Assim como os ornamentos, velas, toalhas, vestes, a música também precisa estar de acordo com o Tempo Litúrgico e o mistério celebrado”, enfatiza a coordenadora.