Diocese de Presidente Prudente sediará evento preparatório para a 6ª Semana Social Brasileira

27/07/2020

No domingo (26/07), durante o encerramento do primeiro Seminário Estadual em preparação para a 6ª Semana Social Brasileira (SSB), Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, recebeu o anúncio de que a Diocese de Presidente Prudente sediará o próximo seminário em 2021.

Segundo o bispo diocesano, na sexta-feira (24/07), a direção da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), em nível nacional, fez o convite para o bispo candidatar a diocese para sediar o evento. Após consultar os padres do conselho e receber o parecer favorável, aceitou e, no domingo, recebeu a notícia que o segundo seminário será realizado na diocese.

“Com alegria acolhemos essa escolha. É um momento forte para trabalharmos ainda mais e que as pastorais sociais sejam intensificadas em nosso meio. O principal objetivo, não só em nível nacional, mas na diocese que o sedia, é que ele reaviva os seus fiéis e os trabalhos sociais”, afirma Dom Benedito durante celebração da missa na Rádio Onda Viva, nesta segunda-feira (27/07).

Neste ano, mesmo de forma on-line, o evento, que teve duração de três dias (24/07 a 26/07) e ocorreu de forma regional, recebeu mais de mil inscritos e participações de diversos membros do clero e leigos. Você pode rever as lives do seminário clicando aqui.

Banner de divulgação do Seminário Estadual de 2020

Em 2021, o segundo Seminário Estadual será realizado nos dias 23, 24 e 25 de julho e também servirá como preparação para a 6ª Semana Social Brasileira.

“Essa semana tem como objetivo despertar ainda mais a família cristã, a família católica, para a transformação da realidade e para as pastorais sociais, como a Pastoral da Criança, Pastoral do Idoso, Pastoral Carcerária, Pastoral da Saúde e tantas outras que nós temos” destaca o bispo durante celebração da missa na Rádio Onda Viva, nesta segunda-feira (27/07).

Semana Social Brasileira

A cada três anos, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) realiza a Semana Social Brasileira e nos dois anos anteriores ao evento ocorrem os seminários preparatórios em nível regional.

De 2020 a 2022, o tema central para a realização da 6ª Semana Social Brasileira (SSB) é “Mutirão pela vida: por terra, teto e trabalho”. O evento é realizado por meio da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Sociotransformadora.

A SSB tem envolvimento ativo das pastorais sociais da Igreja Católica, dos movimentos populares do campo e da cidade, de organizações da sociedade civil, igrejas cristãs, povos indígenas e comunidades tradicionais.

O evento conta com dois seminários em nível regional e um em nível nacional, que em 2022 será realizado em Brasília (DF).

Histórico da Semana Social Brasileira (SSB)

A SSB é uma iniciativa que se realiza no Brasil desde 1991 inspirada na experiência da Igreja Católica na Europa, mais precisamente na França. Em todos os países onde ocorre, a SSB integra a ação evangelizadora da Igreja. A França já celebrou o primeiro centenário da realização de Semanas Sociais. A Itália realizou a 48ª Semana Social em outubro de 2017 e prepara sua 49ª prevista para fevereiro de 2021.

As Semanas Sociais articulam as forças populares e intelectuais para debater questões sociopolíticas relevantes a cada país e traça perspectivas para o presente e futuro, baseadas na Doutrina Social da Igreja.

No Brasil, a década de 1990 marcou a realização das Semanas Sociais Brasileiras (SSB), fruto de um rico processo de mobilização popular das décadas de 1970 e 1980. Nesse período nasceram e se fortaleceram as pastorais sociais que, junto com outros numerosos movimentos populares e organizações sociais iniciaram o debate e a mobilização para construir o Projeto Popular para o Brasil.