Devotos celebram o dia de Nossa Senhora Desatadora dos Nós

Luana Mariano / Pascom Diocesana

15/08/2019

A Paróquia Nossa Senhora Desatadora dos Nós de Presidente Prudente, localizada no bairro Brasil Novo, preparou uma programação especial para o dia da padroeira, celebrado em 15 de agosto. Foi organizada uma grandiosa quermesse, tríduo e a missa solene.

As comemorações se iniciaram nos dias 9 e 10 de agosto com a quermesse, com venda de cachorro quente, tapioca, espetinhos e doces. Segundo o padre Jorge Fortunato, há um ano e meio, nos dois dias de quermesse, passaram aproximadamente 6 mil pessoas pelo local.

Estrutura montada para a quermesse, que contou com mais de 15 barracas de comida e bingo (Luana Mariano / Pascom Diocesana)

O tríduo aconteceu nos dias 12, 13 e 14 de agosto, com a presença dos padres Rafael Andreatta da Paróquia Nossa Senhora Aparecida de Emilianópolis, Armando Nochetti da Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro em Teodoro Sampaio e o padre Evandro Carbonário da Paróquia Santa Luzia em Anhumas.

A missa do dia 15 de agosto seguiu a liturgia do dia da Assunção de Nossa Senhora. Houve a queima dos nós juntamente com a oração de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, coroação de Nossa Senhora, benção com o Manto de Maria e uma procissão pelas ruas em volta da paróquia.

Momento da benção do manto azul de Nossa Senhora sobre toda a comunidade (Priscila Morbeque / Pascom Diocesana)

História

A imagem de Nossa Senhora que contemplada pelos fiéis tem um significado cheio de ricos e importantes detalhes. O manto azul significa a pureza de Maria e sua virgindade. A túnica vermelha simboliza a maternidade de Maria e o Espírito Santo, pois ela é cheia de graça por ter dado à luz a Jesus. O anjo que apresenta os nós à Virgem Maria leva as orações de todos os cristãos que pedem intercessão da Mãe.

Padre Jorge conta a história de Nossa Senhora Desatadora dos nós (Luana Mariano / Pascom Diocesana)

Testemunho

Sueli Souza Ribeiro é ministra e serve na paróquia desde 2009, ela relata sobre o seu testemunho de fé que envolve a intercessão da virgem Desatadora dos Nós.

Com as graças de Nossa Senhora Desatadora dos Nós, Sueli foi curada de um câncer

Serviço

Todos os meses no dia 15 é celebrada a missa em honra à Nossa Senhora Desatadora dos Nós, na paróquia que fica na Rua Luiz Riga, nº 316 – Bairro Brasil Novo em Presidente Prudente.