Cerimônia marca entrega de recursos para projetos aprovados pelo Fundo de Solidariedade

03/09/2024

Na manhã desta terça-feira, 3 de setembro, 24 representantes dos projetos sociais aprovados pelo Fundo Diocesano de Solidariedade se reuniram para receber simbolicamente os recursos dos projetos e as congratulações de Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano. Mais de 47 mil reais serão destinados a 10 projetos sociais contemplados. O evento ocorreu no auditório da Cúria Diocesana, em Presidente Prudente (SP).

Momento foi marcado por bênçãos, explicações e congratulações (Evandro Marques / Comunicação)

Na ocasião, houve uma benção especial seguida de explicações sobre o projeto e entrega do cheque simbólico para cada entidade presente.

Entrega simbólica ocorreu no auditório da Cúria Diocesana (Evandro Marques / Comunicação)

Há 60 anos, a Igreja Católica no Brasil promove a Campanha da Fraternidade com um tema específico. Durante o período da Quaresma, todo cristão é convidado a fazer penitência, que deve ser transformada em um gesto concreto de solidariedade.

Em vista disso, todos os anos, no Domingo de Ramos, é realizada a Coleta da Solidariedade, que arrecada fundos em todas as paróquias da região. Ao todo, 60% do valor fica na Diocese, e 40% é enviado à CNBB. Esses recursos são aplicados em projetos que seguem o tema da CF de cada ano.

Na Diocese, o valor começou a ser administrado pelo Fundo Diocesano de Solidariedade (FDS), responsável por abrir um edital, analisar as documentações, aprovar os projetos, acompanhar sua execução e prestar contas à comunidade.

“Este processo é exigente, pois lidamos com um propósito que as pessoas confiaram à Igreja, e precisamos prestar contas disso. Estamos aqui em um momento importante na história da Diocese com a realização desta etapa”, ressaltou o padre Éverton Aparecido da Silva, coordenador diocesano de pastoral e membro do conselho gestor do FDS.

O presbítero aproveitou para motivar os presentes a incentivar a Campanha da Fraternidade em suas comunidades. Quanto mais arrecadarmos, mais condições o FDS terá para apoiar os projetos sociais no Oeste Paulista.

Projetos aprovados

• Projeto: Convivendo, Aprendendo e Fortalecendo Vínculos de Amizade
  • Entidade: O Amor é a Resposta (Paróquia Nossa Senhora Mãe da Igreja)
  • Solicitação: 01 Freezer e 01 Geladeira Industrial
  • Valor disponibilizado: R$ 4.000,00
  • Projeto: Ajudando Famílias em Situação de Vulnerabilidade Social
  • Entidade: Centro Social Santa Dulce (Paróquia Nossa Senhora do Perpétuo Socorro – Pres. Prudente)
  • Solicitação: Ventilador, Notebook, Fogão, Geladeira e Micro-ondas
  • Valor disponibilizado: R$ 7.000,00
  • Projeto: Resgatando a Dignidade Humana
  • Entidade: Pastoral Social (Paróquia São João Batista – Pirapozinho)
  • Solicitação: Aquisição da Cozinha do Centro Social com acabamento e instalação de bancada
  • Valor disponibilizado: R$ 4.000,00
  • Projeto: Água para todos
  • Entidade: Associação de Produtores Assentados da Rodeio (Pastoral da Terra Diocesana)
  • Solicitação: Construção de Poço Semi-Artesiano
  • Valor disponibilizado: R$ 8.000,00
  • Projeto: Solidariedade em Ação
  • Entidade: Pastoral da Sobriedade (Anhumas)
  • Solicitação: Eventos de Evangelização e Formação
  • Valor disponibilizado: R$ 2.000,00
  • Projeto: Ação Solidária
  • Entidade: Centro Comunitário (Paróquia Santo Antônio de Pádua – Pres. Prudente)
  • Solicitação: 01 Geladeira Industrial e Cestas básicas
  • Valor disponibilizado: R$ 3.500,00
  • Projeto: Fraldas Solidárias
  • Entidade: Fábrica de Fraldas – Pastoral Social Diocesana
  • Solicitação: Aquisição de matéria prima
  • Valor disponibilizado: R$ 5.000,00
  • Projeto: Canto do Reviver
  • Entidade: Centro Social Santa Rita de Cássia (Paróquia Santa Rita de Cássia)
  • Solicitação: Caixa de Som, Microfone, Violão, Teclado, Cabo max.
  • Valor disponibilizado: R$ 5.000,00
  • Projeto: Adaptação de banheiro para PCD
  • Entidade: Pastoral da Pessoa Idosa (Paróquia Nossa Senhora Desatadora dos Nós)
  • Solicitação: Materiais de Construção
  • Valor disponibilizado: R$ 7.000,00
  • Projeto: Refrigeração Solidária
  • Entidade: Sociedade São Vicente de Paulo (Paróquia Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos)
  • Solicitação: Aquisição de 01 Freezer
  • Valor disponibilizado: R$ 2.000,00

O próximo passo é o envio da documentação física e o início da execução prática dos projetos, que seguirá sendo acompanhado pelo conselho gestor.