Bispo diocesano divulga carta sobre a participação de fiéis como candidatos políticos

18/07/2024

No espírito de comunhão e missão, somos chamados a refletir sobre a importância do engajamento político como expressão da caridade cristã. Em sintonia com o Papa Francisco e neste ano sinodal, Dom Benedito Gonçalves dos Santos, bispo diocesano, nos convida a “alargar o espaço da tenda”, cativando novos corações e famílias para Cristo.

À medida que nos aproximamos das eleições municipais de outubro de 2024, somos lembrados de nossa responsabilidade cidadã. A carta do bispo ressalta a nobreza da política como ferramenta para o bem comum e nos orienta sobre a participação dos fiéis leigos, especialmente aqueles que exercem ministérios e trabalhos pastorais, nos processos eleitorais.

Convidamos todos a lerem atentamente as palavras de Dom Benedito e a refletirem sobre como podemos, como comunidade de fé, contribuir para a transformação das realidades sociais e políticas à luz dos ensinamentos do Evangelho.

Carta do bispo

Presidente Prudente/SP, 16 de julho de 2024.

Às Paróquias e Comunidades da Diocese de Presidente Prudente

A/C Párocos e Administradores Paroquiais

“Política é a Arte de Trabalhar pelo Bem Comum”

Neste ano sinodal, unidos ao Papa Francisco, somos convocados e convidados, como peregrinos de esperança, a “alargar o espaço da tenda”, isto é, a trabalhar como missionários para cativar novos corações e famílias para Cristo e para a Igreja, em espírito de comunhão, participação e missão, manifestando o rosto da bondade e misericórdia divina ao mundo.

Este ano de 2024 é também ano eletivo, pois, em outubro, somos convidados a exercer nossa cidadania, sempre dócil ao Espírito Santo, votando conscientemente e elegendo novos prefeitos e vereadores, que conduzirão o destino dos nossos municípios nos próximos quatro anos (2025-2028).

Ora, como sabemos, a política é uma arte nobre para o exercício da caridade e que, aqueles que no dia a dia têm demonstrado vocação para o bem comum, trabalhando pela construção do Reino de Deus entre nós, devem ser nossos legítimos candidatos e representantes.

Com certeza, muitos fiéis de nossas paróquias, que trabalham incansavelmente em nossas comunidades, exercendo ministérios e assumindo diversos trabalhos pastorais e lideranças em movimentos e serviços, serão candidatos a cargos eletivos municipais.

Assim, como nos ensina a Igreja, o campo político é campo fértil e propício para que o leigo como “sal da terra e luz do mundo”, exerça sua cidadania como fiel trabalhador, da vinha, transformando as realidades terrenas, segundo o coração de Deus Criador.

Sirvo-me da presente, como Bispo Diocesano de Presidente Prudente, em sintonia com as orientações da Igreja, de modo particular da CNBB Regional Sul 1, para autorizar que todos os fiéis leigos de nossas paróquias, que exercem ministérios e/ou trabalhos pastorais, movimentos e serviços, ao candidatar-se a qualquer cargo político, executivo ou legislativo, continuem, mesmo como candidatos, a exercitar os ministérios e serviços. Por prudência, oriento que não assumam presidência em celebrações (palavras e outras), evitando assim qualquer interferência ou explicações ao Ministério Público e aos Tribunais Eleitorais.

Ao ensejo, suplico a Deus, por intercessão da Virgem Maria, Nossa Senhora do Carmo e do glorioso São Sebastião, copiosas bênçãos e graças. Apresento também votos de fecundo e rico pastoreio e que, os candidatos políticos que têm trabalhado pela promoção da vida e bem comum, sejam nossos representantes no Executivo e Legislativo municipais.

Assinado: Dom Benedito Gonçalves dos Santos, Bispo Diocesano

Clique aqui e baixe o documento oficial em PDF.