5 dicas para vivenciar a Jornada Mundial dos Avós no dia 28 de julho

19/07/2024

A Jornada Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas é uma ocasião especial para homenagear e valorizar aqueles que têm tanto a nos ensinar. Veja, abaixo, cinco dicas práticas que a Pastoral da Pessoa Idosa (PPI) organizou para tornar essa celebração do dia 28 de julho ainda mais significativa em sua comunidade:

1. Participe da Liturgia Dominical

Encoraje o maior número de pessoas idosas a participarem da missa dominical. Se não for possível estar presente, elas podem acompanhar as transmissões oficiais da Pastoral da Pessoa Idosa (PPI).

2. Reflexão sobre a Mensagem do Papa

Convide as pessoas idosas de sua paróquia ou comunidade para uma discussão sobre a mensagem do Papa. Distribua o texto a todos os participantes e promova um momento de reflexão e diálogo.

BAIXE AQUI a Mensagem do Papa.

3. Momentos de Reflexão

Utilize as catequeses do Papa sobre a velhice como subsídio para as reuniões mensais dos líderes. Esses momentos de reflexão podem fortalecer a espiritualidade e o senso de comunidade entre os participantes.

BAIXE AQUI a catequese do Papa sobre a velhice.

4. Oração Especial

Incentive as pessoas idosas a orarem pelos jovens e pela paz. O ministério da intercessão é uma vocação poderosa e essencial para a Igreja.

5. Visitas às Pessoas Idosas Solitárias

Leve a mensagem do Papa às pessoas idosas que vivem sozinhas e não podem participar das celebrações. As visitas são um gesto concreto de amor e proximidade. Ao visitá-las, você reafirma que elas estão no centro da comunidade, como um exemplo de misericórdia e compaixão. Aproveite para ler juntos a oração do Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas.

BAIXE AQUI a oração.

Com essas dicas, você pode transformar o Dia Mundial dos Avós e das Pessoas Idosas em um momento de alegria, reflexão e união para toda a comunidade. Celebre com amor e gratidão!

Indulgência plenária

Por ocasião do Quarto Dia Mundial dos Avós e dos Idosos, instituído pelo Papa Francisco no quarto domingo de julho, e que terá como tema “Na velhice não me abandones”, a Penitenciaria Apostólica concede “indulgência plenária nas consuetas condições (confissão sacramental, comunhão eucarística e oração nas intenções do Sumo Pontífice) aos avós, aos idosos e a todos os fiéis que, motivados por um autêntico espírito de penitência e caridade, participarem no dia 28 de julho de 2024”, “nos vários serviços que se realizam em todo o mundo”. É o que estabelece um decreto assinado pelo penitencieiro-mor, cardeal Angelo De Donatis.

A indulgência plenária, concedida, atendendo ao pedido do cardeal Kevin Joseph Farrell, prefeito do Dicastério para os Leigos, a Família e a Vida, a fim de “aumentar a devoção entre os fiéis e para a salvação das almas”, pode também “ser aplicada como sufrágio pelas almas do Purgatório” e é também concedida aos fiéis que no dia 28 de julho “dedicarem tempo adequado para visitar irmãos idosos necessitados ou em dificuldade (como os doentes, as pessoas solitárias, as pessoas com deficiência…)”.

O decreto também especifica que poderão igualmente lucrar a Indulgência Plenária, “pressupostos o desapego a qualquer pecado e a intenção de cumprir assim que possível as três consuetas condições, os idosos doentes e todos os que, impossibilitados de sair de casa por grave motivo, unirem-se espiritualmente às funções sagradas do Dia Mundial, oferecendo a Deus Misericordioso as sua orações, dores e sofrimentos da própria vida, principalmente quando as várias celebrações forem transmitidas pelos meios de comunicação social”.

Fonte: CNBB e Vatican News