Vista do centro da cidade, em 1959 (Museu e Arquivo Histórico / Cedida)

102 anos de Presidente Prudente: a chegada do catolicismo

Desde 1917, a Igreja Católica já estava nos planos de idealização da maior cidade do Oeste Paulista

Evandro Marques / Pascom Diocesana

14/09/2019

Neste dia 14 de setembro, Presidente Prudente (SP) celebra 102 anos de emancipação política. A cidade, criada em 1917 pelo Coronel Francisco de Paula Goulart, conta atualmente com uma população estimada de 228 mil habitantes, segundo o IBGE (2019), e é considerada a maior cidade do Oeste Paulista.  

A história da Igreja Católica no município teve início em 1918, um ano após a fundação da cidade. Neste ano, Francisco Goulart pede a construção da primeira capela. Feito de madeira, o espaço religioso foi construído na nascente Vila Goulart pelo carpinteiro Sebastião Parque Rosillio, contratado pelo coronel. 

A obra ficava localizada na Praça 9 de Julho, onde hoje se encontra a fonte.

Primeira capela construída em 1918 (Museu e Arquivo Histórico / Cedida) 

Segundo consta no livro “Bandeira do século XX”, narrado pelo fundador do município, coronel Francisco Goulart, em 1917, ao esboçar o núcleo da cidade no mapa, o coronel já havia reservado o local onde seriam colocadas a igreja e as casas paroquiais. 

“Mas acontece que depois da construção da primitiva Capela ou Igrejinha já em começo, ou seja, em 1918, eu refletindo quanto à  posição da futura Igreja ou Matriz definitiva, não só devia ficar com a frente para a Avenida como para a chegada principal da Cidade”, afirma o texto de Francisco Goulart. 

Os primeiros padres que passaram pela cidade foram: Nicéforo Morais, José Farias, o português Pereira e o padre italiano Giovanni. Em 1925, Presidente Prudente recebe a chegada do padre espanhol José Maria Martinez Sarrion. 

José Maria Martinez Sarrion, em 1951
(Museu e Arquivo Histórico / Cedida) 

Dom Carlos Duarte da Costa, bispo de Botucatu, cria em 29 de abril do mesmo ano, a Paróquia São Sebastião e a Paróquia de Santo Anastácio. O padre José Sarrion permanece no comando da Paróquia São Sebastião por cerca de 26 anos, até 1951, quando morreu voltando em um barco para a cidade natal, na Espanha. 

José Sarrion foi uma das personalidades que marcou o catolicismo em Presidente Prudente. De origem espanhola, o sacerdote desembarcou na cidade de trem em 24 de maio de 1925, onde foi recebido pela comunidade católica. Durante o período, o padre foi responsável pela fundação do Asilo Vicentino São Rafael e cooperou para a idealização da Santa Casa.

Com a chegada do sacerdote, foi construída a Igreja Matriz da cidade onde hoje fica localizado o Salão Paroquial, ao lado da Catedral. 

Igreja Matriz construída com a chegada do padre José Sarrion, na década de 30
(Museu e Arquivo Histórico / Cedida)

De acordo com o livro “Bandeira do século XX”, a construção da atual Catedral teve início na década de 30, com o padre José Sarrion, que colocou a pedra fundamental em 1936. A obra religiosa foi inaugurada em 1950, ano em que a igreja havia feito 25 anos de fundação e José Sarrion completava 50 anos de ordenação, de acordo com a Polienteia

Jubileu de ouro do padre Sarrion, em 1950 (Museu e Arquivo Histórico / Cedida)

As duas paróquias criadas antes da instalação da Diocese em Prudente foram: Paróquia São Sebastião (1925) e a Paróquia Nossa Senhora Aparecida – Vila Marcondes (1940). 

Santuário Diocesano Nossa Senhora Aparecida, em 1940. Obra teve início em 1936 (Museu e Arquivo Histórico / Cedida)

Já as cinco primeiras paróquias, após a instituição da Diocese em 1960, foram: Paróquia Nossa Senhora do Rosário de Fátima (1963), Paróquia Nossa Senhora do Carmo (1967), Paróquia Santa Rita de Cássia (1967), Paróquia São Pedro (1968) e Paróquia São José (1968). Todas as demais igrejas na cidade vieram após o ano de 1970.

Centenário de nascimento do Monsenhor Sarrion na Catedral, em 1977
(Museu e Arquivo Histórico / Cedida)

Levantamento

Com 59 anos de instalação da Diocese, a cidade de Prudente conta atualmente conta com 19 paróquias, dois santuários, uma catedral e um seminário instalados. Ao todo, são 30 padres que atuam nas igrejas e comunidades locais. 

Jurisdição das paróquias no ano de 2010 (Polienteia / Reprodução) 

Segundo dados feitos pelo último levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE / 2010), a cidade conta com mais de 130 mil pessoas que se declaram católicas. 

“A cidade de Prudente cresce sobre a fé cristã, desde os fundadores que eram católicos e sempre tinham devoção e participação na vida da igreja”, afirma o monsenhor José Antônio de Lima, atual pároco da Catedral São Sebastião. 

Vista central da Praça Monsenhor Sarrion e da Procuradoria, em 1990
(Museu e Arquivo Histórico / Cedida)

Nesta data tão especial, parabenizamos a cidade de Presidente Prudente (SP) pelos 102 anos!

Veja mais fotos que marcaram o catolicismo na cidade nesses mais de cem anos de história

Primeira procissão em Prudente com saída pela rua central, em 1923. Ao centro da imagem, de costa, a figura de Coronel Marcondes (Museu e Arquivo Histórico / Cedida)
Procissão no centro da cidade em 1923 (Museu e Arquivo Histórico / Cedida)
Torre da Catedral de Prudente em construção no ano de 1944
(Museu e Arquivo Histórico / Cedida)
Jubileu de ouro do monsenhor Sarrion durante cerimônia na Catedral, em 1950
(Museu e Arquivo Histórico / Cedida)
Jubileu de ouro do monsenhor Sarrion durante cerimônia na Catedral, em 1950
(Museu e Arquivo Histórico / Cedida)
Concentração católica defronte à Catedral para ver a pregação de missionários redentoristas, em 1954 (Museu e Arquivo Histórico / Cedida)
Vista do centro de Prudente na década de 1960 (Museu e Arquivo Histórico / Cedida)
Vista aérea do centro de Prudente na década de 1960 (Museu e Arquivo Histórico / Cedida)

Comentários

  • Paulo Gilberto Alvim - SÃO PAULO postado em 09/10/2021 ás 18:01

    Cidade maravilhosa onde nasci e passei minha juventude, sinto um orgulho dessa linda cidade e de seu gentil povo!

  • ESTENIO MARCOS DO NASCIMENTO - São Paulo postado em 21/03/2021 ás 11:58

    Eu tive a honra de participar do grupo de jovens de 1990!

Deixe seu comentário!

Onda Viva