Dia Mundial dos Pobres: veja como celebrar esta data segundo orientações da Diocese

01/11/2023

No dia 20 de novembro de 2016, na conclusão do Ano Santo Extraordinário da Misericórdia, o Papa Francisco instituiu o Dia Mundial dos Pobres. Na mensagem de lançamento ele disse: “Este dia pretende estimular, em primeiro lugar, os crentes, para que reajam à cultura do descarte e do desperdício, assumindo a cultura do encontro. Ao mesmo tempo, o convite é dirigido a todos, independentemente da sua pertença religiosa, para que se abram à partilha com os pobres em todas as formas de solidariedade, como sinal concreto de fraternidade”. É uma iniciativa de evangelização, oração e partilha que busca incentivar uma crescente atenção às necessidades dos últimos, dos marginalizados e dos famintos.

O 7° Dia Mundial dos Pobres será celebrado, em 19 de novembro próximo, 33° Domingo do Tempo Comum. “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar” é o tema do Dia Mundial dos Pobres, deste ano, extraído do Capítulo 4, 7 do Livro de Tobias. Esta recomendação nos ajuda a compreender a essência do nosso testemunho.

Um pai, Tobit, despede-se do filho, Tobias, que está prestes a iniciar uma longa viagem. O velho Tobit teme não voltar a ver o filho e, por isso, deixa-lhe o seu testamento espiritual. Foi deportado para Nínive e agora está cego. Tobit, no período da aprovação descobre a própria pobreza, que o torna capaz de reconhecer os pobres. É fiel à Lei de Deus e observa os mandamentos, mas para ele isto não basta. A solicitude operosa para com os pobres torna-se a ele possível porque experimentou a pobreza na própria pele. Por isso, as palavras que dirige ao filho Tobias constituem a sua verdadeira herança: “Nunca afastes de algum pobre o teu olhar”.

Quando nos deparamos com um pobre, não podemos virar o olhar para o lado oposto, porque impediríamos a nós mesmos de encontrar o rosto do Senhor Jesus. Notemos bem aquela expressão “de algum pobre”, de todo o pobre. Cada um deles é nosso próximo. Não importa a cor da pele, a condição social, a proveniência. Se sou pobre, posso reconhecer de verdade quem é o irmão que precisa de mim. Somos chamados a ir ao encontro de todo o pobre e de todo o tipo de pobreza, sacudindo de nós mesmos a indiferença e a naturalidade com que defendemos um bem-estar ilusório.

O Livro de Tobias nos ensina a ser concretos no nosso agir com e pelos pobres. É uma questão de justiça que nos obriga a todos a procurar-nos e encontrar-nos reciprocamente, favorecendo a harmonia necessária para que uma comunidade se possa identificar como tal. “Não afastar o olhar do pobre” leva a obter os benefícios da misericórdia, da caridade que dá sentido e valor a toda a vida cristã.

Indicações Pastorais para bem celebrar este dia:

1- Incluir no Comentário Inicial, nas Intenções ou Preces das Missas do final de semana o Dia Mundial dos Pobres.

2- Apresentar, de acordo com os meios técnicos de cada comunidade (folder, slide, stand, etc.) as ações sociais pastorais já existentes na paróquia.

3- Neste dia, com a parceria de outras instituições, sendo possível, criar um evento comunitário que testemunhe um auxílio, mesmo que emergencial, aos mais necessitados como: corte de cabelo e barba, higiene pessoal, aconselhamento psicológico, exames de mama, diabetes, orientação nutricional, verificação de pressão, tratamento odontológico, orientação jurídica, entre outros.

4- Organizar arrecadação de alimentos, roupas ou produtos de higiene e limpeza para serem doados às pastorais sociais das paróquias ou às instituições necessitadas.

5- Compartilhar as experiências de caridade, como as práticas sociais são vividas, para incentivar, ajudar e até fundar pastorais sociais nas paróquias que ainda não as possuem.

6- Organizar formações paroquiais com a temática do Dia Mundial do Pobre.

7- Aproveitar o Dia para realizar visitas solidárias aos carentes e assistidos do território paroquial.

8- Valorizar os voluntários e agentes das pastorais sociais por meio da escuta, momentos de compartilhamento, visitas e entendimento de suas necessidades.

9- Promover oportunidade de diálogo entre as assistentes sociais da paróquia ou da região pastoral para que possam trocar experiências e informações sobre como melhorar o atendimento aos assistidos em cada comunidade.

10- Fazer uso das redes sociais para divulgar os serviços sociais prestados à comunidade territorial, a fim de alcançar aqueles que mais precisam e também atrair novos voluntários e benfeitores interessados em ajudar nos projetos existentes na paróquia.

11- Incentivar a doação através do PIX para auxílio às pastorais sociais da Diocese.