Presidente Prudente acolhe bispos da Província de Botucatu para confraternização

15/12/2022

Na manhã desta quinta-feira (15/12), os bispos que fazem parte da Província Eclesiástica de Botucatu, que corresponde as dioceses de Araçatuba, Assis, Bauru, Lins, Marília, Ourinhos, Presidente Prudente, além da Arquidiocese de Botucatu, estiveram reunidos na maior cidade do Oeste Paulista para uma confraternização de encerramento das atividades deste ano pastoral.

Estiveram presentes no encontro funcionários da Cúria Diocesana, jornalistas, sacerdotes e os bispos:

Dom Sérgio Krzywy (Diocese de Araçatuba)

Dom Argemiro de Azevedo (Diocese de Assis)

Dom Rubens Sevilha (Diocese de Bauru)

Dom Francisco Carlos da Silva (Diocese de Lins)

Dom Luiz Antonio Cipolini (Diocese de Marília)

Dom Osvaldo Giuntini (Bispo Emérito da Diocese de Marília)

Dom Eduardo Vieira dos Santos (Diocese de Ourinhos)

Dom Benedito Gonçalves dos Santos (Diocese de Presidente Prudente)

Momento reuniu bispos, padres, funcionários da Cúria e jornalistas (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Logo pela manhã, os bispos e sacerdotes foram recepcionados com um café da manhã na Casa de Encontros Diocesana, em Presidente Prudente (SP).

Bispos e sacerdotes reunidos durante café da manhã (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Na sequência, os líderes diocesanos foram direcionados para o auditório da Cúria Diocesana onde Dom Benedito fez um agradecimento pela presença das lideranças. Logo após foi realizada a oração das laudes.

Encontro ocorreu na Cúria Diocesana (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

Também fez parte do encontro um momento cultural com os bispos na qual tiveram a oportunidade de assistir a um documentário do segmento religioso, nomeado “Estrela da Manhã”, que conta a história da vida e obra de Monsenhor Nakamura.

O documentário estreou no dia 8 de novembro de 2021 (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

A produção audiovisual foi produzida pela Escola de Comunicação e Estratégias Digitais da Unoeste, fruto de um TCC de Jornalismo defendido em 2021, de autoria de João Lucas Martins, Letícia Petile, Marco Vinicius Ropelli, Victória Domingos e Vinícius Coimbra, sob a orientação da Prof.ª Dra. e jornalista Thaisa Bacco.

Parte da equipe que trabalhou na produção do documentário (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

“A ideia é mostrar para os senhores a necessidade e as possibilidades que a comunicação feita por profissionais, com a formação dessa juventude desde a base, considerando todos os contextos, todas as realidades, podem alcançar possibilidades infinitas”, destaca Bacco durante apresentação antes da exibição do documentário religioso.

Eles venceram a 54ª edição dos Prêmios de Comunicação concedido pela CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) na categoria Margarida de Prata. Além disso, conquistaram destaque e reconhecimento no meio acadêmico e político.

Após o documentário e as falas finais, o encontro finalizou com a confraternização dos bispos no salão da Casa de Encontros da Diocese.

Padres e bispos reunidos na Cúria Diocesana (Evandro Marques / Pascom Diocesana)

“Avalio essa confraternização como muito rica, proveitosa, primeiramente pela presença de todos os bispos, exceto Dom Maurício, que teve uma dificuldade pastoral e não pôde comparecer. Os demais vieram, tivemos um diálogo, assistimos o rico documentário do monsenhor Nakamura. Foi muito positivo e agradeço a presença de todos. A sub-região de Botucatu é uma das que mais se encontram para reuniões, espiritualidade e partilha. Louvo e agradeço a Deus e suplico copiosa bênçãos e graças para que o Natal seja repleto de luz”, afirmou Dom Benedito.

Durante o ano, os bispos da Província de Botucatu se reúnem ao menos oito vezes, sendo quatro reuniões, dois encontro para discutir sobre o Seminário Maior e dois destinados a retiro e confraternização, além das reuniões em nível regional e nacional.